A casa pequena: uma parábola para ver a vida com outros olhos


Um homem, atormentado pela difícil situação em que vivia, foi pedir conselhos a um rabino.

– Rabino, minha casa é muito pequena. Eu moro com minha esposa, meus filhos e meus sogros em uma sala, vivemos nos esbarrando. Passamos o dia gritando um com o outro. Eu não sei o que fazer – ele disse em um tom desesperado.


desenho-de-casa-pequena-em-sítio-com-flores-e-arvore

O rabino perguntou se o homem tinha uma vaca. 

Ouvindo-o responder que sim, o rabino o aconselhou a colocá-la dentro da casa também.

O homem ficou perplexo com o conselho do rabino, mas o seguiu ao pé da letra, de modo que, uma semana depois, voltou reclamando que tudo era muito mais desagradável do que antes.

– Também coloque suas duas cabras em casa – o rabino o aconselhou.

Mais uma vez, o homem seguiu o conselho, mas retornou novamente explicando que a situação havia piorado.

O rabino perguntou se haviam outros animais ainda.

Quando o homem respondeu que só tinha um cachorro e algumas galinhas, o rabino disse a ele para colocá-los também na casa e retornar na semana seguinte.

Desconcertado, o homem voltou para casa e seguiu o conselho do rabino, mas desta vez voltou fora de si.

- Isso é insuportável! Eu tenho que fazer alguma coisa ou vou ficar louco. Por favor ajude-me!

– Ouça com atenção: pegue a vaca e leve para o estábulo e as cabras para o curral, deixe o cachorro fora de casa e devolva as galinhas para o galinheiro. E em poucos dias venham me ver novamente. 

Quando voltou, o homem estava eufórico.

- Ah, rabino! Agora em casa há muito mais espaço, só há minha esposa, meus filhos e meus sogros!


Existem situações difíceis de tolerar, não há dúvida. Mas na maioria das vezes somos nós que perdemos a perspectiva e adicionamos mais pressão a uma realidade que não é tão ruim quanto a desenhamos.

Às vezes, precisamos que as coisas piorem para valorizar o que tínhamos, como aconteceu com o homem da história. O problema é que nem sempre é possível voltar atrás.

Fonte do texto: Pensador Contemporâneo
Crédito da imagem: Pixabay (Larisa Koshkina)


Comentários

  1. Muito legal essa parábola e tantas vezes reclamamos e não nos damos conta de valorizar o que temos... Bom relembrar! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia de paz interior, querida amiga Rosana!
    Interessante pois moro agora em casa pequena e me sinto numa mansao.
    Muito certa a historia.
    Tenha dias abencoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Não consegui abrir o outro blog costumeiro...
    Então, muito boa história, alguns meses atrás estava contando
    um infortunio e a pessoa me disse: nem é tão ruim assim k.
    Geralmente quando algo me incomoda penso e reflito sobre aquilo e tento de
    alguma maneira mudar o disco k.
    Não podemos dar forma aos monstros k.
    Boa entrada de mês de julho.
    abçs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A casa madeira,

      Como dizem, quanto mais resistimos, mais teremos situações parecidas e desagradáveis na vida.

      Desculpe a demora na resposta.

      Abraços!

      Excluir
  4. Confesso amiga, que adoro as parábolas.
    Esta é fantástica pois assim se processa,
    dereviamos nosso olhar e perdemos o que
    realmente importa, o outro lado vida, o que
    sem sensibilidade e ponderação jamais o
    saberemos.
    Carinhoso abraço.
    Nunca tinha vindo neste cantinho.
    Boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toninho,

      Estou reativando esse cantinho. Espero que goste das novas postagens.

      Desculpe a demora na resposta.

      Excluir
  5. Olá

    Parábola muito reflexiva e ilustrativa esta. Nós, seres humanos, sempre em nossa dificuldade de valorizar o que temos.

    Gostei desse espaço.

    Se puderes, faça uma visita ao meu blog: https://ooportal.blogspot.com/

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonatas,

      Verdade... temos uma grande dificuldade de valorizar o que já temos. Até por que, a todo momento somos influenciados a querer consumir mais.

      Na sociedade do TER, precisamos aprender a voltar a dar mais valor ao SER.

      Desculpe a demora na resposta. Estou reativando esse blog, espero que goste!

      Excluir
  6. Uma parábola que nos faz mesmo reflectir sobre a necessidade de relativizar muita coisa nas nossas vidas... Gostei imenso!
    Não consegui visitar o seu outro blogue o Simplicidade e Harmonia... mas eu sabia que tinha algures o endereço de outro dos seus blogues... fui procurando nas minhas listas... e lá consegui vir ter aqui, também!...
    Beijinhos! Estimando que tudo esteja bem, aí desse lado... votos de uma boa semana e um excelente Agosto!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,

      Muitas vezes damos mais valor ao que é irrelevante e acabamos não dando atenção ao que realmente importa...

      Desculpe a demora na resposta. Voltei a postar aqui, espero que aprecie os novos conteúdos.

      Excluir

Postar um comentário